Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de junho de 2007

SALVAÇÃO PELA GRAÇA - 1ª Parte

O Livro de Deus
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez" João 1:1 a 3 .... 
E ELE QUIS SALVAR. E o querer de Deus é vontade soberana. E o querer do homem (ego) é uma desgraça.

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." João 1:14.

"No dia seguinte, João viu Jesus que vinha para ele e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29

MEDITAÇÕES EM JOÃO 1:

João, o discípulo amado inicia seu livro com uma visão de caráter puramente espiritual. Ele nem sequer faz menção da chegada Salvador, sob a ótica humana como fizeram os autores Mateus, Marcos e Lucas. João se prende (ou é preso pelo Espírito Santo), no Verbo de Deus.
O inicio de seu livro até lembra e se assemelha à revelação dada por Deus a Moisés sobre o Gênesis.
"No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz, e houve luz." Gêneses 1:1-2.
Se tivermos o cuidado ao lermos os capítulos 1 de Gêneses e de João, vamos ver o Espírito Santo agindo em Moisés e em João e apontando para o principio, para a Luz.
Ambos falam do princípio, de Deus, do Verbo e Palavra, das trevas, da Luz.

A Salvação / Jesus no Princípio:

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus...
E ELE QUIS SALVAR.
Jesus é o Cordeiro que foi oferecido antes da fundação do mundo. Já antes de tudo a Salvação do homem já estava no pensamento e coração de Deus.
"Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;" Efésios 1:4.

"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;" 1ª Pedro 1:18-21.

"Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" Isaías 43:13.

"Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou." João 5:58.

O Grande e Eterno EU SOU- 

"E disse Deus a Moisés: eu sou o que sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: eu sou me enviou a vós." Gênesis 13:14.

"Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva?" Isaías 51:12.

"Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais? Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: SOU EU. E Judas, que o traía, estava com eles. Quando, pois, lhes disse: SOU EU, recuaram, e caíram por terra. Tornou-lhes, pois, a perguntar: A quem buscais? E eles disseram: A Jesus Nazareno. Jesus respondeu: JÁ VOS DISSE QUE sou eu; se, pois, me buscais a mim, deixai ir estes;" João 18:4-8.

"Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?" Mateus 16:15.


VELHO TESTAMENTO - A GRAÇA NA LEI - 


Adão e Eva e o Intruso Satanás:
Quem desobedeceu e pecou?
Para o diabo: A sentença de caráter irrevogável, sem direito a apelação.
"Da semente da mulher nascerá um..."
Para a terra: ela estaria debaixo de maldição.
"maldita é a terra..."
Para o homem (sentido genérico): A Misericórdia (expulso do paraíso) e a Graça (Redenção), pois o Rio da Vida (Jesus o Cristo e Cordeiro) o acompanharia pela terra que fora amaldiçoada.


Mais tarde Ele Jesus Cristo, a Rocha, a Verdade (Deuteronômio 32:4) se manifesta literalmente na aceitação de Abel e sua oferta;

Na salvação de Noé;
No chamado de Abrão;
Nos Carvalhais de Manre;
Na provisão do Cordeiro do Moriá;
No casamento de Isaque, onde Eliezer tipifica perfeitamente o Espírito Santo na busca da noiva e esposa escolhida (a igreja já estava lá no pensamento de Deus);
Na Pedra sob a cabeça de Jacó;
Na pedra que seguia Israel no deserto e vertia água de graça para o povo.

Lembremos que Moisés, desagradou a Deus quando deixou de ouvi-lo; Quando julgou o povo ali e por isso não entrou em Canaã.
E ESTA ÁGUA e ESPÍRITO É DE GRAÇA, para quem tiver sede e quiser. (João 7:37-39).

Abraão:

Primeiramente a eleição de Abrão, que depois passou a ser Abraão foi pela fé, foi pela graça Jesus, sem as obras da lei, antes da circuncisão e antes da lei que foi dada quatrocentos e trinta anos anos mais tarde, por Moisés.
"Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça." Romanos 4:3-5.
"Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão." Gálatas 3:18.

Judá:

Cometeu involuntariamente um incesto deitando-se com sua nora, com quem teve filhos gêmeos, e está na genealogia de Jesus Cristo, certamente não pela lei mas pela graça.
Jesus Cristo é o Leão da Tribo de Judá. Um dos filhos gerado ali, entra na genealogia do Salvador Jesus Cristo. Mateus 1:3.

Moisés:

O maior da lei e primeiro libertador, casa-se com uma mulher não Israelita, foi criticado e reprovado, mas ai dos que o reprovaram. Vemos ali a Graça Jesus Cristo o Maravilhoso, alcançando aquela mulher através de Moisés.

"E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita." Números 12:1.

Raabe de Jerico:

Prostituta e cafetina que tinha sua casa na muralha de Jerico, foi justificada pela Graça, pela esperança de Israel, por meio da fé. Casa-se com Salmom e entra para a genealogia de Jesus Cristo.
Observando a cadeia genealógica de Jesus, temos que admitir que Ele é descendente filho de Raabe. Mateus 1:5.
"E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;" Mateus 1:5.

"Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias." Hebreus 11:31.

Rute a Moabita:

Alcançada pela Graça; Casa-se com Boaz e entra na genealogia de Jesus Cristo.

Davi e Batseba e Salomão:

Considerando-se o pecado do Rei Davi (preguiça, adultério e homicídio planejado e com requinte de crueldade) em relação à falha (pecado) do Rei Saul, que pelo seu feito mostrou-se um homem de iniciativa que agiu rápido e ofereceu seu culto a Deus da sua maneira, mas não obedeceu e não esperou na palavra de Samuel, homem de Deus.
Se considerássemos esses fatos sob a ótica dos direitos humanos, qualquer juízo humano condenaria Davi, e absolveria Saul.
Mas não foi assim que o Senhor fez.

Antes Ele rejeitou a Saul pela sua rebelião contra a sua palavra e usou de misericórdia e graça para com Davi que já estava condenado à morte pela lei.
E Davi foi chamado de "o homem segundo o coração de Deus".

Davi conheceu Betsaba e ela lhe deu Salomão "e Deus amou a Salomão". Mateus 1:6.

... e o Saul?

Rebelião = feitiçaria e pitonisa = consulta aos mortos = suicídio = inferno.

E mais:
Ele, o Grande EU SOU, o Maravilhoso, esteve com Josué ao pé de Jerico e com o Pai de Sanção...

"Filipe... não me tendes conhecido... eu estou a tanto tempo convosco..."
No amor de Jesus para a Salvação Eterna.

Elias
Continua.

7 comentários:

José Ferreira Neto disse...

Mas aceitar o pecado de Davi não seria ser conivente? Davi viveu numa época diferente da nossa, naquele tempo imperava o machismo absoluto, a mulher era mais um objeto do que uma companheira, podia ser rejeitada até por algum defeito, o homem podia ter muitas mulheres, mas hoje não, são outros tempos.

Elias disse...

Gostei muito da observação do irmão Neto, pois ela nós leva a pensar na questão de costumes que mudam de tempos em tempos e de região para região. Mas observe que mesmo lá na lei, a graça de Deus já estava agindo e de maneira maravilhosa e tão necessária. Graça, maravilhosa graça.
Elias

EV. FRANCISCO disse...

MUITO BOM, APENAS RETIFICANDO QUE O DIABO NAO E UM LEAO E SIM "COMO SE FOSSE UM LEAO..." O UNICO LEAO E O DA TRIBO DE JUDA.VOCE TEM ALGUMA INFORMAÇAO SOBRE O MICRO CHIP COMO TECNOLOGIA OU MARCA DA BESTA? A PAZ

Elias disse...

O tempo que estamos vivendo é um tempo muito difícil e onde se faz necessario o discernimento e este oriundo da comunhão com Deus atraves de Sua Poderosa Palavra. Não podemos ir além do que está escrito, conforme nos ensinou o Apóstolo Paulo. Os versiculos abaixo citados, deixam claro que o recebimento do sinal da besta, que entendemos ser um chip, não se trata de um ensaio, mas de uma imposição do estado/ governo do anti-cristo. "Ele faz que a todos..." , o que não é o nosso caso ainda. Os ensaios já estão acontecendo.
Agora com a crise financeira mundial ja ouvimos falar da "busca pelo homem forte" e entendemos que o berço do anti-cristo é o sistema financeiro, "o amor ao dinheiro que a raiz de todo o mal".
O Senhor Jesus, sabe até quando resistiremos.
Quanto ao receber o chip em carater experimental, EU NÃO RECEBERIA,mas entendo que a decisão é puramente pessoal e chega a ser polêmica, mas uma coisa posso dizer ao irmão, e é que, com certeza, se por amor ao Senhor Jesus, recusarmos a receber o experimental "sinal chip", e expondo as razões fundamentadas na Palavra de Deus do porque não o fazemos, Deus o Senhor, irá nos honrar e seremos "um sinal de despertamento" para os nossos patrões a quem devemos obedecer e honrar, e que ainda poderão, nesse pouco tempo que resta se converterem ao Senhor e serem salvos.

"E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome." Apocalipse 13:16 e 17
"E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão," Apocalipse 14:9

"Se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida" Apocalipse 2:10
Certamente o Senhor honrará aos que por amor a Ele e à sua imutável palavra se recusarem a receber a marca da besta, pois já possuem em suas testas uma marca que é o nome de Jesus.
A paz do Senhor

Paulo Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Costa disse...

A paz do Senhor homem de Deus!! Fiquei muito feliz quando soube do blog do irmão nesta manhã através do ST Rampinelli.Já li os artigos e pude perceber a unção do alto presente também nas palavras escritas pelo irmão. Que este blog possa ser instrumento de edificação de vidas.
Estou com saudades do irmão, sempre pergunto ao Rossano por ti.Qualquer hora vou lá na sede pra revê-lo.
A paz do Senhor!!
Paulo Roberto

Elias disse...

Hoje tive conversando com a Célia sobre o perigo terrível para aqueles que ainda não entenderam a salvação pela Graça e ficam olhando a vida dos outros, sustentando costumes de homens, como roupas, cabelos e julgam as ovelhinhas do Senhor em razão disto. É triste mas é a dura realidade, acrescentam trapos de imundícia e anulam a eficácia do sangue do Cordeiro e impedem a muitos de caminhar com o Amado Salvador.