Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pedro e os Bispos

Refletindo sobre os livros chamados apócrifos que foram incluídos no Canon Hebraico das escrituras, ou seja, no Velho Testamento, salvo os “ais” previstos para os que acrescentam e os que diminuem, cheguei à conclusão que com eles ou sem eles, nada muda se o homem se dispuser a ouvir a essência do que está escrito em toda a bíblia e principalmente no Novo Testamento.
Todo dia a mão estendida ao
cansado e sobrecarregado.
Toda a bíblia apresenta o Único Deus Santo e Verdadeiro que é o Deus de Israel, assim chamado em razão dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. E que esse Deus criou todas as coisas pela Palavra de seu Poder que é Jesus Cristo o Verbo Criador que se fez carne e habitou entre nós. Jesus é a Palavra do Poder, ou seja, a Palavra do Espírito.
 A bíblia apresenta a queda do homem e o levantar deste através do sacrifício vicário e único de Jesus Cristo no calvário e podemos dizer com toda certeza que se não fosse o calvário o lugar do encontro do homem com o Deus Todo Poderoso que faz nova todas as coisas na morte vicária de Jesus, nada teria valor.
 A salvação e redenção do homem está na morte do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e esta justificação e salvação é gratuita e mediante a fé que vem pelo OUVIR a Palavra de Deus.
Lembremos do que é fé conforme as escrituras e a bem aventurança dos que são da fé. Seremos dessa maneira filhos de Abraão ou filhos de Tomé.
Finalmente com apócrifos ou não e considerando-se a importância do Apóstolo Pedro para a Igreja Católica passo a  apresentar somente coisas relacionadas a ele Pedro e/ou que foram ditas por ele.
Observemos atentamente o que está escrito e veremos que não há base nenhuma para os ensinos errôneos sobre Maria, sobre as imagens de esculturas de caráter religioso
Boa leitura:

Sobre Pedro e os Bispos: 
Em Mateus 8:14, vemos que Pedro era casado. Mais tarde Paulo deixa ensinos sobre o assunto em 1ª Timóteo 3, onde lemos que “convém que os Bispos sejam casados” e no capítulo 4 alerta que viriam alguns dentro da religião é claro que iriam por interesses ególatras e mesquinhos proibir o casamento.
A auto identificação de Pedro na 1ª Carta:
“Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são estrangeiros e estão espalhados no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, e santificados pelo Espírito, para obedecer a Jesus Cristo e receber a sua parte da aspersão do seu sangue. A graça e a paz vos sejam dadas em abundância.”
A auto identificação na 2ª Carta:
“Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, pela justiça do nosso Deus e do Salvador Jesus Cristo, alcançaram por partilha uma fé tão preciosa como a nossa, graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!”
Pedro Ensina que não é por vista, mas sim pela fé:
"para que a prova a que é submetida a vossa fé (mais preciosa que o ouro perecível, o qual, entretanto, não deixamos de provar ao fogo) redunde para vosso louvor, para vossa honra e para vossa glória, quando Jesus Cristo se manifestar. Este Jesus vós o amais, sem o terdes visto; credes nele, sem o verdes ainda, e isto é para vós a fonte de uma alegria inefável e gloriosa, porque vós estais certos de obter, como preço de vossa fé, a salvação de vossas almas."
Pedro mostra que é pela Palavra de Deus:
        “Pois fostes regenerados não duma semente corruptível, mas pela palavra de Deus, semente incorruptível, viva e eterna. Porque toda carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Seca-se a erva e cai a flor, mas a palavra do Senhor permanece eternamente (Is 40,6s). Ora, esta palavra é a que vos foi anunciada pelo Evangelho.”
        Ensina que não é pelas fáBULAS:
“Na realidade, não é baseando-nos em hábeis fábulas imaginadas que nós vos temos feito conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas por termos visto a sua majestade com nossos próprios olhos. Porque ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando do seio da glória magnífica lhe foi dirigida esta voz: Este é o meu Filho muito amado, em quem tenho posto todo o meu afeto. Esta mesma voz que vinha do céu nós a ouvimos, quando estávamos com ele no monte santo. Assim demos ainda maior crédito à palavra dos profetas, à qual fazeis bem em atender, como a uma lâmpada que brilha em um lugar tenebroso até que desponte o dia e a estrela da manhã se levante em vossos corações. Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus.”
Pedro recomenda sujeição às autoridades:
“Por amor do Senhor, sede submissos, pois, a toda autoridade humana, Servos, sede obedientes aos senhores com todo o respeito, não só aos bons e moderados, mas também aos de caráter difícil.”
Pedro condena e manda sair da idolatria:
“Assim, pois, como Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento: quem padeceu na carne rompeu com o pecado, a fim de que, no tempo que lhe resta para o corpo, já não viva segundo as paixões humanas, mas segundo a vontade de Deus. Baste-vos que no tempo passado tenhais vivido segundo os caprichos dos pagãos, em luxúrias, concupiscências, embriaguez, orgias, bebedeiras e criminosas idolatrias. Estranham eles agora que já não vos lanceis com eles nos mesmos desregramentos de libertinagem, e por isso vos cobrem de calúnias. Eles darão conta àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos.
Pedro dá dica e ensina:
“Ao ouvirem essas coisas, ficaram compungidos no íntimo do coração e indagaram de Pedro e dos demais apóstolos: Que devemos fazer, irmãos? Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número dos adeptos.”
“Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos.
Um aviso de suma importância:
Com base no texto abaixo chamar Pedro ou qualquer homem de Papa que é o mesmo que Santo Padre ou Pai Santo, é discordar abertamente do que o Senhor disse e alertou sobre o assunto:
Preceptor = Guia espiritual.
“Gostam de ser saudados nas praças públicas e de ser chamados rabi pelos homens. Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos. E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.”
“Pai nosso que estás nos Céus...”

Só não há reação diante da Palavra de Deus se os ouvidos e coração estiverem cauterizados e nesse caso é impossível ser renovado para arrependimento. 
Mas consideremos. Quanto tempo nos resta para o encontro com Aquele que há de julgar os vivos e os mortos?
 Hoje se ouvirdes a sua voz...

Nenhum comentário: