Pesquisar este blog

sábado, 7 de julho de 2012

De quem é essa Manta?


Texto extraído integralmente da bíblia da CNBB.

Jeremias, 10

1.
Casa de Israel, escutai a palavra que o SENHOR vos dirige!

2.
Assim diz o SENHOR: “Não vos acostumeis ao modo de viver dos gentios. Nunca tenhais medo de sinais do céu, mesmo que os gentios respeitem tais coisas.

3.
Coisa tola é a religião desses povos! É um pedaço de pau cortado no mato e trabalho de artista com o formão.

4.
Com prata e ouro ele o enfeita, prega com cravos e martelo para que não fique balançando.

5.
Os ídolos parecem espantalho em plantação de pepinos. Não falam e têm de ser carregados, porque também não sabem andar. Não vos preocupeis com isso, nada de mal podem fazer, como também nada de bom.

6.
Igual a ti, SENHOR, nada! Grande és tu! Grande e poderoso é o teu nome!

7.
Rei das nações, quem não te respeita? E isso condiz contigo! Pois entre os mais sábios das nações e por todos os seus reinos, ninguém há igual a ti!

8.
São ao mesmo tempo grosseiros e tolos! O cerne da tolice é de madeira,

9.
prata batida trazem de Társis, e o ouro, de Ofir. Obra de artesão, de mão de ourives, as cores de suas vestes são o roxo e o vermelho, trabalho de mestres no ofício!

10.
Só o SENHOR é Deus verdadeiro. É ele o Deus vivo, o eterno rei! Se fica irritado, a terra treme, sua indignação as nações não agüentam.

11.
Esta deve ser a vossa resposta: “Os deuses que não fizeram o céu e a terra, da terra devem desaparecer, sumir de debaixo do céu!”

12.
Foi o SENHOR que em seu poder fez a terra, foi ele que firmou o chão com sabedoria e com sua inteligência estendeu o céu.

13.
Ao barulho do seu trovão as águas do céu se agitam, nuvens faz subir lá do horizonte, produz raios para a chuva derramar e faz o vento sair do esconderijo.

14.
Todos ficam tontos, sem entender, e o fabricante de imagens, decepcionado com o ídolo, porque sua estátua é uma mentira, vida ela não tem.

15.
Ídolos são coisa vazia, produtos da ilusão, na hora do acerto de contas, serão destruídos.

16.
Em nada se parece com eles Aquele que é a herança de Jacó, pois ele é o criador de tudo. A tribo de Israel é a sua propriedade, seu nome é SENHOR dos exércitos.

17.
Pega do chão tua trouxa, tu que estás cercada pelo inimigo!

18.
Porque assim diz o SENHOR: “Estou atirando para longe os cidadãos do país. Vou apertá-los para que sejam encontrados”.

19.
Ai de mim, estou ferida! É grave este meu ferimento! A mim só me resta dizer: “É meu ferimento, hei de agüentá-lo!”

20.
Minha tenda foi derrubada, as amarras cortadas, meus filhos saíram daqui, sumiram. Não há mais ninguém para armar minha tenda, ninguém para esticar minha lona!

21.
Os pastores se apalermaram, deixaram de procurar o SENHOR. É por isso que estão incapazes de governar e o rebanho que conduziam já se dispersou.

22.
Ei! Está chegando um barulho! Grande agitação vem da terra do norte! Vão reduzir os povoados de Judá a lugar arrasado, esconderijo de chacais.

23.
“SENHOR, bem sei que o ser humano não é dono do próprio caminho, que não pertence ao caminhante dirigir os próprios passos.

24.
Corrige-me, SENHOR, mas com moderação, não com tua ira, senão acabas comigo.

25.
Derrama tua ira contra as nações que não te conhecem, ou contra as tribos que nunca invocam o teu nome; porque elas devoraram Jacó, devoraram até acabar com ele, e arrasaram-lhe a moradia.

Nenhum comentário: