Pesquisar este blog

sábado, 7 de julho de 2012

O Fim é o Lucro.


Texto extraído da bíblia da CNBB.

Isaías, 44

1.E agora escuta, servo meu, Jacó, Israel, meu escolhido.
2.Assim diz o SENHOR, aquele que te criou, que te formou desde o útero e te protege: “Não temas, servo meu, Jacó, Israel querido, a quem escolhi.
3.Derramarei água na terra seca, ribeirões no terreno ressecado, derramarei meu espírito nos teus descendentes, minha bênção em teus rebentos.
4.E eles crescerão como mato à beira d’água, como salgueiros ao longo dos córregos.
5.Um dirá: ‘Pertenço ao SENHOR! ’ Outro terá o nome de Jacó. Um escreverá na mão: ‘Consagrado ao SENHOR! ’ outro tomará para si o nome de Israel.”
6.Assim diz o SENHOR, o rei de Israel, o seu Libertador é o SENHOR dos exércitos: “Eu sou o primeiro e sou também o último, fora de mim não existe Deus.
7.Quem é igual a mim? que tome a palavra, faça seu depoimento e me apresente as provas! Quem, há muito, anunciou o futuro? Que nos faça saber o que vai acontecer!
8.Não tenhais medo, não vos deixeis perturbar. Não fui eu que, há muito, anunciei e fiz saber? Sois vós as minhas testemunhas: Outro Deus existe que não seja eu? Outra Rocha, que eu conheça, não existe!”
9.Os modeladores de ídolos são um nada, o que para eles tem valor, não vale coisa alguma, os que para eles são testemunhas, nada vêem, nada sabem. Assim, acabarão envergonhados.
10.Quem modela um deus ou funde um ídolo, sem pretensão de lucro?
11.Seus devotos ficarão todos decepcionados, pois os escultores são simples criaturas humanas. Reúnam-se todos e apresentem-se, ficarão todos apavorados e frustrados.
12.O mestre ferreiro vai fazendo um machado, nas brasas e na marreta dá-lhe forma e polimento, usando a força do seu braço. Mas ele sente fome e perde as forças. Se deixa de beber água, ele se esgota.
13.Já o escultor em madeira estira a linha e com instrumento de ponta traça um esboço. Vai, depois, trabalhando com o formão e com a ajuda do compasso acerta o desenho e segue dando-lhe as formas de um homem, de um ser humano de boa aparência, para guardá-lo dentro de casa.
14.Tinha cortado para si alguns cedros ou pegou um terebinto ou carvalho, escolhido entre as árvores da floresta, ou plantou um pinho que a chuva fez crescer.
15.Para qualquer um isso é lenha para queimar, ele próprio a usa para se aquecer, ou acende o fogo para assar uns pães. Com o resto, porém, fabrica um deus e o adora, faz uma estátua e se curva diante dela.
16.A metade ele usa para acender um fogo e assar carne. Come, fica satisfeito e se aquece, dizendo: “Que coisa boa! Eu me aqueço e ainda tenho a luz!”
17.Do que sobra faz um deus, sua estátua. Inclina-se diante dela, adora e ora: “Salva-me, que tu és o meu deus!”
18.Não percebem, não entendem, porque seus olhos estão fechados para ver, o coração obtuso para entender.
19.Não lhes passa pela cabeça, não percebem nem entendem, a ponto de dizerem: “A metade eu queimei, assei uns pães no borralho, assei carnes e comi. Se do restante faço um ídolo, vou adorar um pau de lenha”.
20.Esse indivíduo se alimenta de cinzas, as fantasias de sua mente fazem-no perder o rumo, não consegue salvar a própria vida, é incapaz de dizer: “Não será mentira o que tenho nas mãos?”
21.Lembra-te dessas coisas, Jacó, Israel, que és o meu servo. Fui é quem te formou, o meu servo és tu, não te esqueças de mim.
22.Dissipei teus pecados como nevoeiro, tuas culpas como nuvem. Volta para mim, que sou teu libertador.
23.Aclama, ó céu, porque o SENHOR entrou em ação, comemora, ó terra, cá em baixo. Prorrompei, ó montanhas, em aclamações, florestas de árvores incontáveis, pois o SENHOR libertou Jacó e mostrou em Israel a sua glória.
24.Assim diz o SENHOR, o teu Libertador, ele que te formou desde o ventre de tua mãe: “Eu, o SENHOR, sou o criador de tudo: Sozinho estendi os céus, quando nivelei a terra, quem estava comigo?
25.Eu confundo os sinais dos videntes, e os adivinhos ficam abobalhados. Faço os sábios retirarem a palavra, e sua sabedoria vira tolice.
26.Confirmo, porém, a palavra do meu servo e realizo os prognósticos dos meus mensageiros. Eu digo a Jerusalém: ‘Serás habitada! ’ e às cidades de Judá: ‘Sereis reconstruídas! ’ Levanto suas ruínas.
27.Sou eu que mando o lago se esgotar e faço secarem seus afluentes.
28.Sou eu que falo do rei Ciro: ‘É o meu pastor, e todos os meus planos ele vai realizar. ’ E digo a Jerusalém: ‘Tu serás reconstruída! ’ e ao Templo: ‘De novo se lançam os teus alicerces! ’”


Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/02/29/44.php#ixzz1zuaIrmLO

Nenhum comentário: