Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de março de 2013

Abrão - Bendito do Deus Altíssimo.

"Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos." 
1ª Corintios 10:11.
"Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças,
subirão com asas como águias; correrão,  e não se
cansarão; caminharão, e não se fatigarão."
Isaías 40:31.

Introdução.

Abrão sendo chamado pelo Senhor Deus, o Todo Poderoso a sair de sua terra e de sua parentela, obedeceu em parte à voz do Senhor, pois saiu de sua terra, mas levou seus pais e seu sobrinho Ló. Gênesis 12.

Na maravilhosa separação ocorrida mais tarde ao pé do monte, onde Ló optou pelas campinas do Jordão quando viu aquela, com bela aparência (parecia o Jardim de Deus). Na sua ânsia de prosperidade, Ló não percebeu que vida e o verde daquela campina dependiam diretamente da cidade de Sodoma. Veio a compreender isso somente mais tarde quando sua casa e vida já estavam completamente comprometidas com os costumes daquela cidade onde habitavam “homens maus e grandes pecadores contra o Senhor”, e toda aquela aparência e verde se tornou em cinzas. (Gênesis 13:13)

Abrão, por sua vez, no proposito firmado com o Senhor Deus Todo Poderoso que o havia chamado e escolhido e o nomearia pai de muitas nações; Separa-se, e sobe a montanha em busca de uma comunhão maior com o Senhor. Ali na montanha Abrão adquiriu amigos confederados que eram para ele, como anjos enviados pelo Senhor para guardá-lo e dissimular os inimigos de qualquer intento de lhe fazer algum mal. (Gênesis 14:13) Que maravilha é a proteção do Senhor! (Salmos 46).

Não era assim com Ló, pois as facilidades na planície verde para ganhos fáceis eram um atrativo para as hordas de ladrões e salteadores que ali viviam e se digladiavam. Os habitantes dali, movidos pelos interesses da terra não tinham tempo para se importar uns com os outros. Ló estava prosperando, contudo estava sozinho e o mal chegaria à sua casa. “SE o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” Salmos 127:1.

Um abismo chama outro abismo, e assim os inimigos chegaram e não havia nenhuma proteção para Ló e os seus. Ele, os seus e tudo que tinha foi levado cativo pela horda que também saqueou as cidades de Sodoma e Gomorra. (Gênesis 14).

Todavia face à misericórdia do Senhor e por certo a intercessão de Abrão, alguém dos de Ló (creio que o mais sábio e prudente) escapou e foi ter com Abrão e pedir socorro e ajuda pela casa de seu pobre senhor. “Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão.” Gênesis 14:13.

Diz as escrituras que Abrão e seus confederados, os trezentos e dezoito servos, se armam e descem para resgatar Ló. Contudo Abrão não desceu de qualquer maneira, desceu na comunhão com o Alto e Sublime, e destituído dos mesquinhos interesses da terra, o lucro e a avareza. E como era de se esperar, com essa descida em conformidade com o pensamento de Deus, Abrão, seus confederados e os trezentos e dezoito servos derrotam o inimigo e tomam de volta as pessoas e os bens. “E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo.” Gênesis 14:16.

A proposta do rei de Sodoma:

Gênesis 14:10-24.

Então o Rei de Sodoma, que também é chamado de deus deste século, príncipe das trevas e senhor daquelas terras, que recebera quando fugia a unção das trevas com o óleo negro; saiu ao encontro do vitorioso Abrão, para lhe fazer uma proposta. “Dá-me somente as pessoas e você fica com todos os bens.”  (V.21)

Pausa para respirar.
A vontade pelo Espirito do Deus Vivo é de gritar! E gritar bem alto.
Como as pessoas estão sendo vendidas hoje pelos seus líderes que poderiam ser pastores (1ª Pedro 5:1-4), todavia só tem olhos e desejos para os tesouros da terra! E o inimigo cruel, que tem a unção das trevas e que batiza com essa unção de engano e horror (v.10), sabendo que a avareza domina o coração de muitos  tem se deleitado, pois sua proposta tem sido aceita por muitos amontoadores de fortunas. Dá-me as almas e recebam muitos bens”. “Tudo isso darei a vocês, me deem somente as almas”.
"E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita." 2ª Pedro 2:3)

Voltemos ao estudo.
O rei de Sodoma saiu ao encontro de Abrão... (v.17). Mas graças a Deus e bendito seja o Nome do Senhor! Melquisedeque já estava ali com Abrão! Oh Glória! (v.18-19)

Antes do rei de Sodoma poder fazer sua proposta; Melquisedeque já estava alimentando seu servo Abrão com “pão e vinho”. (Ceia do Senhor). Aleluia.

É assim que acontece na Obra do Espírito. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angustia!” Salmos 46:1.

Com a presença de Melquisedeque ali naquela intimidade singular com Abrão, o rei de Sodoma não podia chegar e somente depois com Abrão já fortalecido pelo “Pão e Vinho do Céu” e tendo recebido a singular benção: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo o Possuidor dos céus e da terra”, é que ele o tentador pode chegar.

Diferença e semelhança com Melquisedeque–Jesus, que seria levado à prova e tentado no deserto, antes de ser assistido pelos anjos! (Lágrimas).

Agora na permissão do Seu Senhor e Rei e Deus Abençoador, e para deixar claro para o rei de Sodoma que Abrão ouvira atenta e minuciosamente a Voz de Melquisedeque-Jesus;

O possuidor da unção das trevas e deus deste século apresenta sua proposta a Abrão: “Dá-me somente as pessoas e fica com os bens!”

Abrão que ouvira atentamente a Voz de Melquisedeque-Jesus e que mantinha com Aquela Voz uma intima comunhão, respondeu ao rei de Sodoma e deus deste século: “Levantei as minhas ao Deus Altíssimo, Possuidor dos céus e da terra e Meu Abençoador que por amor de Seu Nome que é Santo, nem um fio ou correia de sapato vou receber de ti, porque meus sapatos estão bem ajustados e meus pés estão calçados com as alparcas do Evangelho da Paz.” Aleluia, glórias a Jesus! (Isaías 52:7, Romanos 10:15, Efésios 6:15)

“Mesa preparada! Cabeça ungida! Cálice transbordando!  
Isto é que é vida! vida com Jesus, isto é que é vida carregando a cruz...” (2x)

“Depois destas coisas veio a Palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo e o teu grandíssimo galardão.” Gênesis 15.

Nenhum comentário: