Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

"Trapo de Imundícia"


O Pecado
Segundo a tradição, a expressão "trapo de imundícia" tem a sua origem na ação de um leproso em limpar suas feridas com um pedaço de pano. 
O leproso era considerado imundo e vivia separado da comunidade e não havia ninguém interessado em cuidar dele; E na sua dor, ele se valia de um pedaço de pano e procedia a limpeza superficial de suas feridas que muitas vezes já estavam podres e cheirando mal. Após vários procedimentos o pano ficava muito sujo e já não mais prestava para a limpeza. O pedaço de pano se tornava em um "trapo de imundícia".

Segundo as Escrituras Sagradas a lepra é o tipo do pecado; E todos pecaram e separados estão da glória de Deus; E o salário do pecado é a morte.
O homem não foi criado para morrer; E há também a segunda morte que é o passar da separação parcial de Deus para a separação eterna. (Leia Romanos 6:23, Apocalipse 20)
Tratando do pecado.
Entre os homens já desde o principio, houve entendidos e loucos. Na oferta de Caim e na oferta de Abel, tal situação fica bem clara. Caim se apresentou diante de Deus com o resultado de seu trabalho e foi rejeitado; Porém Abel se apresentou diante do Senhor Deus, com o sangue de um cordeiro (figura do verdadeiro), e Deus atentou para ele e para sua oferta. Abraão também fez assim e foi aceito e alcançou justiça pela fé no que viria.

Sempre houve homens presunçosos que buscaram uma auto justificação para serem aceitos diante do Senhor Deus; E também sempre houve homens que pela ação do Espírito de Deus em suas vidas, entenderam que seus atos de justiça por melhores que pudessem parecer, eram insuficientes para alcançar a justificação no padrão divino. (Salmo 130; Daniel 9:18)

Como um leproso o homem insistia na sua auto purificação e justificação, contudo indo de mal a pior, se afastando mais e mais da fonte de água viva. Nessa busca, transformaram os sacrifícios que eram oferecidos segundo a lei, em um pesado e cansativo fardo para o Senhor Deus. Assim a justiça que eles produziam para a auto justificação era vista pelo Senhor Deus como "trapo de imundícia".
"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam." Isaías 64:6.
Jesus Cristo o Cordeiro 
Daí o Senhor Deus olhou dos céus, viu a nossa necessidade, se compadeceu e nos amou de tal maneira que por graça e misericórdia, enviou Seu Filho Unigênito para morrer por nós pecadores. (Leia Salmos 53; João 3:16-17, Romanos 5:1-8)
"Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação?.." Hebreus 2:3
Daí "O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo..." João 1.
A Salvação de Deus
Hoje veio salvação a esta casa?
Há lugar para a Salvação em sua casa?
Há lugar para o Cordeiro Jesus Cristo em sua casa?
Ele está batendo à porta de seu coração.
Se você ouvir a sua voz e abrir a porta Ele entrará;
Sim; A Salvação de Deus que Simeão viu, entrará em sua casa. (Leia Lucas 2:25-35; Lucas 19:1-10).
“Quem deu crédito?”
Lamentavelmente hoje em dia, ainda há os que não entenderam e não receberam a obra consumada no calvário na carne do Filho de Deus Jesus Cristo e continuam somando a cada dia o cumprimento de ordenanças e regras; E com isso se apartam cada vez mais do Cordeiro Jesus Cristo a fonte de Água Viva e se fazem abomináveis aos olhos do Senhor, com seus tradicionais trapos de imundícia.
Em suas práticas anulam para si mesmos, a justificação pela fé e as imensuráveis benesses oriundas do Filho Bendito com sua morte no calvário.

"Ó que fonte transbordante... Ele me abriu a porta e me reconciliou com seu sangue derramado para Deus me consagrou."  Harpa Cristã 456.

20 comentários:

Aurelio Lisboa disse...

Esclarecedor sua colocação

Aurelio Lisboa disse...

Esclarecedor sua colocação

Elias disse...

De algum modo o Senhor te usou para comentar esta mensagem exatamente hoje.
A nova mensagem já proposta pelo Senhor, abordando o assunto "Céu ou Inferno?" tem o título que foi dado hoje: "Do Parcial para a Totalidade".
Imagina o que será definido instantaneamente na morte:
O Salvo em Cristo Jesus... da Comunhão parcial para a plenitude divina com o Senhor.
O Ímpio e perdido... da separação parcial de Deus para a separação eterna.
Um abraço.

alexandre silva disse...

Gostei massa a msg

El Mascarado disse...

Bom dia gostei,porém sempre pensei e ainda acho
que trapo de imundice era panos sujos de menstruação
até eu que tenho hoje 58 anos tive o desprazer de usar
panos como modes, horrivel nojento mesmo. ops: sou Neusa mãe do Samuel.

Elias disse...

Tudo bem.
Só que menstruação não é enfermidade ao contrario é saúde para a mulher.
A lepra pelo contrário é enfermidade degenerativa assim como o é o pecado.
E a figura aponta para o sacrifício da auto justificação, o home tentado se limpar de seus pecados pelo "esforço humano", sem o sacrifício do calvário, sem o sangue do Cordeiro.
Fique na Paz do Senhor.

Unknown disse...

Me falaram isso também que nossas perguntas diante de não concordar algo na igreja e como trapo de imundícia diante do SENHOR.
Que Deus vê assim.

Elias disse...

O perigo dos questionamentos, ainda que com razões FUNDAMENTADAS NAS ESCRITURAS (nada de ponto de vista pessoal), é fermentar contaminar e se tornar em rebelião, pois a rebelião segundo as escrituras é como o pecado de feitiçaria (feiticeiro não entra no Céu), e ainda o contender é semelhante ao pecado da idolatria (idolatra ficará de fora). 1 Samuel 15:23 - "Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei."
Lembrar-se de Davi que mesmo já sendo ungido rei de Israel por escolha do Senhor, não se levantou contra Saul, escolhido dos homens e rejeitado pelo Senhor.
A solução dada pelo próprio Senhor é a oração. E a saída orientada pelo Senhor para outro ministério onde a Palavra de Deus é a única solução encontrada para quaisquer questionamentos.
Respondendo, “os questionamentos” não caracterizam bem a presunção de justiça que são os terríveis trapos de imundícia.

Blog do Astrogildo Kjellin disse...

Muito bom e objetivo tem que ser assim.

Anderson disse...

Boa colocação Elias..i felizmente a visão da maioria das pessoas é limitada....ais Deus ama á todos e usa teus servos para esclarecer

Unknown disse...

Sempre olhei o texto como de todo ruim, até que precisei do amor de Deus para quebrar (meu) orgulho espiritual.
Então pude observar que sendo trapo para lepra ou menstruação era necessário , daí entendi que mesmo descriminado pela sociedade o Senhor Deus me ama e isso mudou minha visão bíblica.

Unknown disse...

Que nosso bom Deus continue te abençoando e iluminando sempre

Unknown disse...

Que o Espírito Santo possa sempre nos conduzir as verdades Bíblicas Deus nos abençoe sempre um abraço tenham todos um bom dia

Unknown disse...

Gostei muito desta esplicaçao vamos nos santificar mais para não sermos como trapos de imundícia

Pr. Elizaldo disse...

Muito bom guerreiro, mas pode ser melhor.

Unknown disse...

Amém

Unknown disse...

Muito bom mesmo, Jesus não é religião é um relacionamento constante no nosso dia a dia, portanto temos que colocar estas práticas em dia e viver a cultura do reino aqui na Terra e não a cultura da terra, parecendo uma minhoca na terra o seja, querendo só para o seu umbigo. Jesus abençoe vocês sempre sharakata shalom boa tarde. Marcio Antônio campo grande MS Brasil

Elias disse...

Amém! Colossenses 3:1-4 - "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória."

QUINGURI F. Alexandre disse...

Boa 👏🏾👏🏾

Elias disse...

A paz do Senhor.
Quero convidar a todos a participarem do Blog de meu pastor e Bispo, A Palavra de Deus revelada clicando acessando link: https://wordofgodrevelad1.blogspot.com/
Deus abençoe a todos, em Cristo Jesus o Senhor.
Elias